fonte: SOBED

A Dra. Ana Maria Zuccaro, presidente da Comissão de Ética, Defesa Profissional e Honorários Médicos da SOBED, esteve mais uma vez representando a Sociedade e a especialidade. Agora, a SOBED busca especialistas que queiram cumprir a função de médico-desempatador para decidir questões referentes à endoscopia.

Resolução Normativa – RN n.º 424, de 26 de junho de 2017 dispõe sobre critérios para a realização de junta médica ou odontológica formada para dirimir divergências técnico-assistenciais sobre procedimento ou evento em saúde a ser coberto pelas operadoras de plano de assistência à saúde. Nesta resolução, cabe a presença de um médico-desempatador especialista, que não poderá ser realizada à distância, cuja opinião clínica decidirá a discordância.

Desta forma, a SOBED passará a formar um cadastro de especialistas dispostos a atuar nessa função nos diversos estados. No momento do recadastramento*, o associado SOBED poderá sinalizar se tem interesse em participar e colaborar com decisões importantes que dizem respeito ao futuro da especialidade. Esse banco de dados de especialistas dispostos a atuarem como desempatador de questões técnico-assistenciais nos diversos estados, também será disponibilizado para a AMB.

*O recadastramento ocorrerá de 10/10 a 30/11.