fonte: SOBED

Investir para oferecer mais e melhor: é sob esse mote que a SOBED vem atuando nos últimos meses. Na atual gestão, o SOBEDiano foi colocado como prioridade, tornando-se a base de todas as ações realizadas pela instituição. A começar pela atualização científica e profissional, para a qual não faltaram mecanismos efetivos e até gratuitos, sempre de altíssima qualidade. Na série SOBED em AÇÃO, já foram citados os Programas de Autoavaliação em Endoscopia Digestiva, cujo volume 1 foi entregue na SBAD 2017 e a segunda edição estará disponível no congresso deste ano.

Essas obras somam-se à plataforma de aulas online, acessível pela Área Restrita do site da SOBED, e à Revista Endoscopy, principal periódico científico da especialidade. “A Endoscopy de forma gratuita ao associado faz com que todo membro da SOBED tenha na palma da mão o que há de mais atual sobre a endoscopia, permitindo um up to date de maneira prática, simples e rápida”, afirma o Dr. Flavio Ejima, presidente da SOBED.

Os associados ativos terão em suas mãos a história da SOBED. “Também na SBAD 2018, distribuiremos gratuitamente o livro da História da Endoscopia Digestiva, editado pelo Dr. Glaciomar Machado”, anuncia.

Trabalho da SOBED agrega valor ao Título de Especialista
 
A Sociedade quer garantir a segurança e a qualidade da prática endoscópica nacional – para tanto, conta com uma Comissão de Título de Especialista atuando na busca por bons profissionais para a instituição. “Isso acontece por meio de uma criteriosa e cuidadosa avaliação. Nosso grupo foi elogiado pela AMB graças à tamanha qualidade e imparcialidade no concurso, com número expressivo de candidatos. Contratamos uma empresa responsável por analisar a qualidade das questões da Prova, a mesma que lida com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cresce, assim, a importância da titulação de endoscopia para as entidades suplementares e públicas”, revela Flavio Ejima.
 
Associado ativo SOBED conta com vantagem nesse processo, já que conta com o benefício de acesso à Endoscopy e descontos especiais em eventos promovidos pela instituição – desta forma, a preparação para o concurso é perene e constante, mantendo-se atualizado e por dentro de todas as novidades da endoscopia digestiva.
 
“Nesse sentido, o recadastramento é essencial para mapearmos como podemos atuar em um país com dimensões continentais, cujos entraves são diferentes a cada região. A SOBED quer conhecer seu associado e captar profissionais com formação adequada, que estejam espalhados pelo Brasil”, comenta.
 
Ejima avalia, ainda, que a SOBED é “uma sociedade jovem e ativa, que trabalha de forma progressiva, por meio de uma série de benefícios, para qualificar o profissional endoscopista e trazê-lo para mais perto da instituição, estimulando sua participação nas atividades desenvolvidas. Ao associado, acrescentamos muito por um custo baixo. Terminamos essa gestão de forma positiva, com apoio de todo o grupo de trabalho, incluindo funcionários, comissões e estaduais”, avalia Ejima.

Avanços científicos respaldam o crescimento e a valorização da especialidade

“Nossa Comissão Científica atuou de maneira brilhante, investindo em novos formatos para palestras e cursos oferecidos pela entidade. Conseguimos, por exemplo, manter o benefício da gratuidade do Curso Internacional Interativo Ao Vivo, que conta com condução do Dr. Marcos Bastos. Inclusive com introdução na grade da SBAD e grande aceitação do público, como podemos ver em Brasília, no ano passado, que tivemos mais de 700 participantes”, comenta Ejima.

O presidente da SOBED ressalta a realização de importantes cursos teórico-práticos, como Hands On, Endosutura, Spyglass, Mucosectomia e Próteses Endoscópicas do Cólon, e POEM. “O Dr. Sylon Ribeiro de Brito Junior remodelou o curso SAVE – tivemos um excelente piloto em Brasília, incluindo, também, os profissionais de enfermagem nessa ferramenta de atualização e reciclagem. Precisamos falar do curso de Enteroscopia por Cápsula, coordenado pelo Dr. Admar Borges da Costa, que foi um sucesso em qualidade e organização. Todos eles com condições especiais para participação dos associados ativos”.

 Do Brasil para o mundo: SOBED fortalece relação com Sociedades internacionais

Ejima reforça que a relação internacional foi outro ponto forte neste gestão, inclusive com a realização de dois Simpósios com a Japan Gastroenterological Endoscopy Society (JGES), com três convidados da instituição na SBAD 2017, incluindo o presidente, Dr. Hisao Tajiri, e o criador da técnica POEM, Dr. Haruhiro Inoue. Manteve-se a já consagrada parceria com a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), promovendo, conjuntamente, um programa de pós-graduação, marco na programação das SBAD 2017 e 2018.

“Fortalecemos ainda mais a união que temos com a World Endoscopy Organization (WEO), oferecendo cursos gratuitos para associados ativos. Durante a SBAD 2017, tivemos o WEO-SOBED Colorectal Cancer Screening, conduzido pelo Dr. Lix Oliveira, cuja estrutura valorizou os programas brasileiros de rastreamento do câncer colorretal, além de fornecer subsídios para estruturamos propostas de políticas públicas para ampliação da prevenção da neoplasia”, reforça.

O estreitamento da relação com a WEO resultou na eleição do Brasil como sede para a segunda edição do Congresso Mundial de Endoscopia (ENDO 2020) – o evento será realizado no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de março de 2020. “Todos os principais endoscopistas do mundo virão para cá e dividirão suas experiências e conhecimento com os profissionais locais. Consolidamos, assim, a ímpar interação entre especialistas de diferentes nações, favorecendo o intercâmbio de vivências – ação que só tem a somar na busca por melhor assistência em saúde digestiva”, avalia o presidente da SOBED. 

Eventos SOBED com número recorde de inscritos e de captação financeira

A SBAD 2017 teve número recorde de inscritos e captação financeira, com consequente distribuição de lucro superior a todas as edições anteriores do evento. A projeção para o congresso organizado este ano, em São Paulo/SP, segue excelente e já contabiliza mais de cinco mil inscritos.

“Ambos os Simpósios Internacionais de Endoscopia Digestiva, que ocorreram em Vitória/ES e João Pessoa/PB, tiveram retorno financeiro positivo pela primeira vez. Trabalhamos com efetiva colaboração das estaduais SOBED, atuando em consonância com os interesses locais a fim de promover atualização científica de ponta de acordo com as necessidades regionais”, declara.

Todos os próximos eventos previstos da SOBED – Simpósio 2019, em Campinas/SP, SBAD 2019, em Fortaleza/CE, e SBAD 2020, em Florianópolis/SC – já estão provisionados, assim como o ENDO 2020. “Por meio da seriedade na condução financeira exercida durante toda a gestão, temos retaguarda monetária para planejarmos nossas atividades com tranquilidade e garantir a qualidade característica das ações SOBED”, diz Ejima.

Descontos no pagamento da anuidade e implementação do cartão de crédito são algumas das formas por meio das quais a SOBED está trabalhando para facilitar e aproximar o contato com o associado.