fonte: FMP/Fase

Com 59 vagas, o concurso de seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) terá inscrições abertas de 15 de novembro a 14 de dezembro. Serão oferecidas 44 vagas para Residência Médica, nove para Residência Multiprofissional em Atenção Básica e seis para Residência em Área Profissional da Saúde, voltada para a Enfermagem. Os selecionados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43, estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica.
A Residência Médica engloba as seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (6), Pediatria (5), Anestesiologia (4), Obstetrícia e Ginecologia (4), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3), Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica (2), Neonatologia (2), Endoscopia (2) e Cirurgia Geral (1), além de outras três vagas para Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano adicional. As inscrições poderão ser feitas para um ou dois dos programas oferecidos, com indicação de primeira e segunda opção.
O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros (5), psicólogos (2) e nutricionistas (2). Já o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde reúne a Enfermagem em Terapia Intensiva, que dispõe de quatro vagas, enquanto a Enfermagem Obstétrica tem duas. O candidato somente poderá concorrer a uma vaga nessas Residências.
A seleção consiste em prova objetiva, que será aplicada no dia 11 de janeiro de 2019, em Petrópolis, e análise de currículo. As atividades começarão em 1 de março, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no campus da faculdade e nos serviços conveniados, como Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Universitário Antônio Pedro, Inca, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde da Família, dentre outras instituições.
Todos os Programas de Residência da FMP/Fase estão integrados ao Pró-Residência do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde e contam com 10% a 20% de aulas teórico-práticas e 80% da carga horária em treinamento em serviço. As inscrições para o concurso devem ser feitas no site  www.fmpfase.edu.br, que traz os editais e as informações sobre as provas.