Petrópolis recebeu neste final de semana o Simpósio de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica – teórico e prático, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas em dois dias de atividades.

Na sexta-feira, a Faculdade de Medicina de Petrópolis recebeu a parte teórica do curso, que teve mesas-redondas e conferências que abordaram os temas Coledocolitíase (Dr. Miguel Koury), Estenose da via biliar (Dr. Lincoln Ferreira), Spyglass (Dr. Flávio Ejima), Hemorragia Digestiva (Dra. Ana Zuccaro), Lesões císticas e sólidas do pâncreas (Dr. Marcos Lera), Lesões subepiteliais TGI (Dr. João Marcos Mendes), Tratamento das coleções fluidas Pancreáticas (Dr. Marcos Lera) e Prevenção do câncer do colorretal (Dr. Lincoln Ferreira).

Ao término das palestras, houve confraternização na Fábrica da Bohemia.

Inicialmente prevista para o sábado e o domingo, a parte prática, que teve mutirão de CPER e Hands-on Spyglass, foi toda realizada no sábado no centro cirúrgico do Hospital Municipal Alcides Carneiro, onde os inscritos puderam ver e manusear o Spyglass e ainda realizaram 11 exames de CPER em pacientes do hospital.

CONFIRA AS FOTOS