Formulário eletrônico irá medir subnotificação de Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro

fonte: Faperj

A fim de tentar avaliar o grau de subnotificação de casos de Covid-19 no estado, o Governo do Rio de Janeiro lançou um formulário eletrônico a ser respondido pela população.

Primeira ação da Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19 (ComCiênciaRJCOVID), instalada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o formulário (disponível neste link) inclui perguntas sobre a presença e a data de início dos sintomas da Covid-19, a saúde de familiares e conhecidos, além da identificação da pessoa que está respondendo.

O questionário produzirá dados, com atualização em tempo real, a serem usados pelas secretarias estaduais no combate à pandemia e poderá ser adaptado e utilizado por outros Estados, já que é público.

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, que também preside a Comissão, a maior vantagem da ferramenta é a agilidade na resposta, além de ser simples e fácil de ser respondida. Segundo a subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Maria Isabel de Castro Souza, a comparação entre o percentual de casos notificados e subnotificados permitirá às autoridades de saúde e de gestão aperfeiçoar as ações preventivas contra o coronavírus.