DESTAQUES

ÁREA DO ASSOCIADO ASSOCIADOASSOCIADO

ARTIGOS & VÍDEOS

Veja publicações científicas disponibilizadas em nosso site

TERMOS DE CONSENTIMENTO

Baixe modelos de documentos para exames endoscópicos

CONSULTÓRIO NO SITE

Cadastre seus consultórios para divulgação em nosso site

QUEM PODE SE DIZER ESPECIALISTA EM ENDOSCOPIA
DIGESTIVA
ENDOSCOPIA
DIGESTIVA
ENDOSCOPIA
DIGESTIVA

O médico somente poderá anunciar especialidade quando o título estiver registrado no CRM

Apenas duas formas podem levar o médico a obter a especialização médica:

1) Residência Médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC

2) Por meio de uma prova de títulos e habilidades das Sociedades de especialidades filiadas à AMB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reunião científica de junho será nesta segunda-feira e abordará Ecoendoscopia

A SOBED-RJ realiza nesta segunda-feira, dia 17, às 19h30, sua reunião científica de junho que terá apresentação e debate de 4 casos interessantes de Ecoendoscopia.

Os debatedores serão os Drs. Celso Ardengh e Djalma Coelho e a Dra. Simone Guaraldi.

Não perca!

O evento terá transmissão simultânea pelo Zoom e pelo YouTube da SOBED-RJ.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA

Inscrições abertas para o ENEO 2024 que será em setembro no INCA

O Rio de Janeiro sediará a edição 2024 do Encontro Internacional de Endoscopia Oncológica, que será realizado de 26 a 28 de setembro, quinta-feira a sábado, no INCA.

O evento é uma parceria entre o INCA e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e promoverá ao longo de três dias atualizações com especialistas internacionais e nacionais, sendo o primeiro e segundo dias de atividades teóricas e exames ao vivo, enquanto o último dia será dedicado a procedimentos “hands-on”. 

Não perca!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Lei estadual regulamenta contratação de médicos especialistas

fonte: Cremerj

O CREMERJ divulga a Lei Estadual nº 10.368/2024, que proíbe a contratação de médico generalista ou residente como especialista em unidades de saúde e hospitais públicos, no estado do Rio de Janeiro. O texto, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (União), foi sancionado no início do mês e já se encontra em vigor em todo o território fluminense.

Conhecida como “Lei Moreno Moura”, a norma também determina que os editais de contratação de médicos devem requerer a titulação específica do profissional, em caso de contratação de médico especialista. Além disso, estabelece que médicos generalistas ou residentes não podem se identificar como especialistas de uma área sem o devido Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), prevendo a responsabilização daqueles que descumprirem essa regra nas esferas ética, administrativa e criminal.

Para o presidente do CREMERJ, Walter Palis, a lei está em conformidade com os princípios da ética médica defendidos pela autarquia. “Agradecemos a Alerj por reconhecer a importância dessa pauta, que está em consonância com nossas normas. A transparência no serviço público é um padrão exigido pela Constituição Federal; e o RQE é uma forma de atingir esse objetivo, oferecendo à população assistida a possibilidade de saber que está sendo atendida por um médico especialista devidamente habilitado”, destacou Palis.

Clique aqui para ler a íntegra da Lei nº 10.368/2024

Gratuidade para emissão de RQE

A gratuidade para emissão do RQE vem sendo oferecida desde o ano passado, quando foram emitidos mais de sete mil novos registros pelo CREMERJ. Devido ao sucesso da campanha, o benefício foi estendido até o dia 31 de dezembro de 2024.

Para efetuar a solicitação livre de taxa, não é necessário ir até à sede ou a uma representação do Conselho. Basta acessar a área de serviços no site e realizar o procedimento de forma totalmente on-line. Clique aqui para solicitar o registro.

SEJA UM SOBEDiano