Saiba como foi a Oficina sobre complicações de procedimentos endoscópicos deste sábado

A SOBED-RJ realizou na manhã deste sábado, dia 15, a Oficina sobre complicações de procedimentos endoscópicos, que teve início com o Dr. Djalma Coelho, presidente da SOBED-RJ, agradecendo a presença de todos e falando sobre o Endo 2020, que será realizado em março de 2020, no Rio de Janeiro. Ele também anunciou o falecimento do Dr. Fernando Luiz Barroso e prestou solidariedade aos parentes e amigos do cirurgião que foi um precursores da cirurgia bariátrica no país.

Na sequência, ele deu a palavra ao Dr. Cleber Vargas, moderador, que fez alguns comentários sobre o que esperava da oficina, assim como o Dr. Edson Jurado, que também comentou sobre o tema.

Dando início as apresentações, a Dra. Huang Ling Fang falou sobre Como tratar as complicações endoscópicas das EDA e CPER. Em seguida, o Dr. Felipe Motta abordou Como tratar as complicações nas colonoscopias. Finalizando, o Dr. Daniel Flores ministrou palestra sobre Tratamento cirúrgico das complicações em Endoscopias Digestivas altas.

Em todas as apresentações ocorreram perguntas dos presentes e debates sobre os temas abordados.

Além de diversos endoscopistas, também estiveram presentes os cirurgiões Dr. Armando Melani e Dr. José Julio, além do Dr. Daniel Flores.

CONFIRA AS FOTOS