Enteroscopia do Intestino Delgado com Cápsula Endoscópica é incluída em rol de procedimentos da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta feira, dia 24, o novo rol de procedimentos. Dentre os diversos medicamentes, exames e procedimentos que passaram a ter cobertura obrigatória dos planos de saúde, destaca-se a inclusão da Enteroscopia do Intestino Delgado com Cápsula Endoscópica.

Esta é uma grande vitória da SOBED e da Endoscopia Digestiva. Com coordenação da Dra. Ana Zuccaro, a sociedade pleiteava a inclusão do procedimento desde 2016, sempre apresentando estudos que corroboravam a importância do exame ter cobertura obrigatória dos planos de saúde.

“Nesta última revisão a ANS foi muito mais exigente, pedindo mais dados, como por exemplo economicidade e impacto financeiro da medida, o que foi apresentado por nós”, destaca a Dra. Ana Zuccaro.

Vale lembrar que os endoscopistas também tiveram muita importância na conquista da SOBED, participando da Consulta Pública da ANS no ano passado para revisão do rol de procedimentos e solicitando a inclusão da Cápsula Endoscópica.

Assim que o novo rol de procedimentos for publicado no Diário Oficial da União, as operadoras de saúde têm 30 dias para se adequar.

A SOBED e suas regionais trabalham incansavelmente pelos interesses dos endoscopistas. Vitórias conquistadas, como a da Cápsula Endoscópica, só mostram a importância de ter uma sociedade forte.

Se você não for um associado da SOBED, entre em contato. Sua participação é muito importante.

ASSOCIE-SE