Nota de falecimento: Dr. Glaciomar Machado
A SOBED-RJ comunica, com pesar, o falecimento de nosso fundador e 1º presidente, Dr. Glaciomar Machado, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 17, no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Nascido em Teófilo Otoni (MG), Dr. Glaciomar Machado foi, ainda criança, com 4 anos, para Juiz de Fora (MG) na companhia de seu irmão e sua mãe. Em 1961, conquistou a sonhada vaga na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, quando passou a morar no Rio de Janeiro. Afinal, desde a infância já manifestava o desejo de ser médico.
Na faculdade, pensou em se especializar em Cardiologia, mas acabou optando pela Gastroenterologia. Em entrevista dada em 2020 ao site da SOBED-RJ, explicou os motivos que o levaram a isso:
“Em 1966, já cursando o internato, tomei conhecimento que Dr. Lopes Pontes foi um dos pioneiros da Endoscopia Digestiva no Brasil. Ele me ensinou essa arte. Minhas funções eram selecionar e preparar os pacientes para o exame e, durante a sua execução, “segurar” a cabeça de cada paciente movimentando-a delicadamente à medida que o instrumento progredia, para possibilitar ao examinador diminuir a extensão das áreas ditas “cegas”. Minha experiência com o gastroscópio de Schindler durou pouco, pois o meu professor se entusiasmou com os recém-construídos fibroscópios japoneses e adquiriu um deles (Gastroscópio Olympus modelo GTF-A). Isso ocorreu durante o Congresso do American College of Gastroenterology e já em fevereiro de 1967 este aparelho chegava à 4ª Cadeira de Clínica Médica, no Hospital-Escola São Francisco de Assis, da UFRJ, possibilitando a mim, responsável pelas gastroscopias, ser um dos pioneiros da moderna Endoscopia Digestiva do país.”, disse.
De 1967 a 1978, já formado, ocupou sucessivamente as posições de auxiliar de ensino, professor-assistente, professor-adjunto e responsável pelo Setor de Endoscopia Digestiva da 4ª Cadeira de Clínica Médica da UFRJ, Serviço do Prof. J.P. Lopes Pontes. Se ausentou do Brasil, de janeiro a julho de 1969, para realizar fellow no Parkland Memorial Hospital, da Universidade do Texas (Serviço do Prof. John S. Fordtran).
A partir de 1972, se tornou especialista em Gastroenterologia. E novamente recebeu oportunidades no exterior, entre 1973 e 1976, quando realizou um curso em Tóquio, com o patrocínio do Governo do Japão, e outro na Inglaterra, patrocinado pelo Governo Britânico.
Com todo conhecimento adquirido, concebeu novas técnicas endoscópicas, como a Coledocoduodenostomia Endoscópica Peroral e a Eletrossecção de Estenoses Esofagianas Benignas em Anel, hoje, adotadas em todo o mundo. Em 1976, também introduziu a papilotomia endoscópica na América Latina, entre outros métodos inovadores. No mesmo ano, ele fundou a Revista Brasileira de Endoscopia Digestiva, sendo seu editor-responsável durante 10 anos.
Em 1978, foi fundado o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), no qual mais tarde Dr. Glaciomar alcançaria a posição de Professor-titular de Gastroenterologia, em 1995, após concurso de títulos e provas, tendo sido aprovado com nota dez e louvor.
Um grande marco em sua carreira foi a relevante participação na SOBED. Na mesma entrevista de 2020, Dr. Glaciomar relembrou que após três anos da fundação da sociedade, em 1978, o capítulo do Rio de Janeiro foi criado com o objetivo de cuidar do aprimoramento técnico-científico de seus associados:
“Estou envolvido com a SOBED antes mesmo de sua fundação, pois fui um de seus idealizadores. Também fui um dos fundadores do Capítulo do Rio de Janeiro da SOBED e o 1º Presidente de 1978 a 1980. De 1982 a 1984, tive a honra de ser Presidente da SOBED Nacional.”
Dr. Glaciomar possui cerca de 180 artigos publicados em português, 70 em inglês, cinco livros (um em espanhol), e cerca de 80 programas audiovisuais dedicados ao ensino. Também possui cerca de 50 capítulos em livros (sobre Gastroenterologia e/ou Endoscopia Digestiva) em português e 28 em inglês, espanhol e alemão.
Numa época de tantas perdas, a ausência de grandes líderes é sempre mais sentida. Mas o nome do Dr. Glaciomar estará para sempre na história da endoscopia brasileira e mundial. A diretoria da SOBED-RJ presta sua solidariedade aos amigos e parentes neste momento de dor e declara luto de uma semana em homenagem ao nosso Mestre.