A SOBED-RJ abriu nesta segunda-feira, dia 12, o calendário de atividades científicas em 2018, estreando o novo local de encontros da sociedade: o auditório do Hospital Samaritano, em Botafogo.

O evento teve início com a presidente da SOBED-RJ, Dra. Elizabeth Castro, agradecendo a presença de todos ressaltando a importância das atividades científicas promovidas pela sociedade. Ela aproveitou para apresentar a nova secretária da entidade, Georgia. Em seguida a presidente deu a palavra ao Dr. Djalma Neto, atual tesoureiro da sociedade, que lançou sua candidatura a presidência da SOBED-RJ para o biênio 2018-2020. Finalizando a abertura, a Dra. Elizabeth Castro, de forma antecipada, já começou a agradecer a sua diretoria pelo trabalho realizado em sua gestão que se encerra em junho.

Dando início à mesa-redonda sobre Esôfago de Barrett, a moderadora, Dra. Elizabeth Castro, chamou a Dra. Ana Zuccaro (HFI) que falou sobre Diagnóstico e tratamento endoscópico, sendo seguida pelo Dr. Luiz Abrahão Junior (Conduta clínica) e Dr. Renato Luna (Conduta cirúrgica).

Ao término, houve um debate entre os presentes sobre a necessidade ou não de cirurgia no Esôfago de Barrett com perguntas da plateia aos palestrantes.

Em breve, será divulgada a programação da Oficina de Hemorragia Digestiva que ocorre em abril, no auditório do Hospital Samaritano. Aguarde!