A SOBED-RJ encerrou suas atividades científicas neste primeiro semestre de 2018 com a Oficina de acessos enterais, realizada na tarde deste sábado, dia 9, no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo.

O evento teve início logo após a Assembleia Geral Ordinária da SOBED-RJ que elegeu o Dr. Djalma Coelho presidente da SOBED-RJ no biênio 2018/20. A Dra. Elizabeth Castro deu então início a oficina pedindo desculpas pela alteração no horário de início da atividade e, sem mais delongas, passou a palavra ao Dr. Djalma Coelho, moderador da primeira mesa-redonda da tarde que abordou Qual Gastrostomia?

Devido a compromissos já assumidos por alguns palestrantes, houve uma alteração na ordem das apresentações da mesa que teve, primeiramente, o Dr. Armando Porto Carrero falando sobre Gastrostomia Cirúrgica. Em seguida foi a vez do Dr. Hugo Gouveia que abordou Gastrostomia Radiológica Percutânea (GRP) e, finalizando a mesa-redonda, a Dra. Mariceli Costa fez apresentação sobre Gastrostomia Endoscópica Percutânea (GEP).

Após um breve intervalo foi a vez do painel sobre Acessos Enterais Endoscópicos – grandes questões, que contou com a moderação do Dr. Djalma Coelho e palestras do Dr. Alexandre Pelosi (D-JPEG x J-JPEG) e do Dr. Gustavo Mello (Técnica de Tração x Técnica de Introdução).

Em seguida ocorreu o painel de Considerações Especiais, que teve moderação da Dra. Elizabeth Castro e apresentações da Dra. Paula Peruzzi Elia (GEP em Pediatria), do Dr. Régis Góes (GEP – um outro olhar: indicações e considerações éticas).

Finalizando houve o sorteio de dois exemplares do livro Gastrostomia Endoscópica Percutânea – Técnicas e Aplicações, da editora Rubio e de autoria dos Drs. Gustavo Melo e Gilberto Mansur, cujos vencedores foram o Dr. Thiago Pagot e a Dra. Elizabeth Castro.

Ao longo de todo o evento, os presentes puderam ver produtos da Boston Scientific relacionados aos temas abordados na oficina.

Em breve divulgaremos as atividades científicas da SOBED-RJ no segundo semestre.

CONFIRA AS FOTOS