Oficina de Endopróteses encerra atividades científicas da SOBED-RJ em 2018. Saiba como foi!

Cerca de 20 pessoas estiveram presentes na última atividade científica da SOBED-RJ em 2018. A Oficina de Endopróteses foi realizada na manhã deste chuvoso sábado, dia 8, no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo.

O evento teve início com a Dra. Ana Zuccaro, coordenadora da comissão científica da sociedade, dando as boas vindas aos presentes e pedindo desculpas pela ausência do Dr. Djalma Coelho, presidente da SOBED-RJ, que estava em São Paulo em reunião da SOBED. Além disso, informou que houve uma alteração de última hora na programação científica, pois os Dr. Miguel Koury e Evandro Sá tiveram problemas pessoais nesta sexta-feira e ficaram impossibilitados de comparecer. Com isso, as palestras deles passaram a ser ministradas, então, pelos Drs. José Flavio Coelho e Filipe Galvão, respectivamente.

Dr. Filipe, inclusive, deu início à sessão fazendo apresentações sobre Endopróteses de EsôfagoEndopróteses na paliação de tumores e abordagem das doenças benignas do trato digestório alto. Em seguida, Dr. Alexandre Pelosi, moderador da oficina, levantou alguns pontos que achou interessante na palestra, promovendo um debate sobre o tema com os presentes.

Após um breve intervalo para o café, a Dra. Lilian Machado ministou palestra sobre Endopróteses nas complicações cirúrgicas, em especial na cirurgia bariátrica, que contou com grande participação da plateia que fez diversas perguntas a ela ao término. Ainda sobre o tema abordado, a Scitech, a Boston Scientific e a E-Tamussino apresentaram suas próteses e as características de cada uma.

Em seguida, Dr. José Flávio Coelho abordou Endopróteses nas vias biliares e pâncreas.

Assim, encerraram-se as atividades científicas da SOBED-RJ em 2018. Ao longo da próxima semana, divulgaremos o calendário com a programação científica de 2019.

CONFIRA AS FOTOS