Cerca de 70 pessoas estiveram presentes na noite desta segunda-feira, dia 11, a primeira reunião científica de 2019 da SOBED-RJ, que foi realizada no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo.

O evento contou com a presença da diretoria da SOBED Nacional nas figuras do Dr. Ricardo Dib, vice-presidente, e Dr. Thiago Secchi, diretor de sede, e teve início com o Dr. Djalma Coelho, presidente da sociedade, dando às boas-vindas aos presentes e anunciando a novidade deste início de ano: o projeto Jovem Endoscopista, uma iniciativa pioneira da SOBED-RJ junto com a Scitech. Os representantes da empresa fizeram apresentação mostrando o que será feito ao longo do ano e a premiação destinada aos melhores. Ao longo desta semana, todas as informações sobre o projeto serão disponibilizadas em nosso site.

Em seguida, foi a vez da apresentação de caso clínico sobre Pseudocisto Pancreático feita pelo Dr. José Antônio Barbosa, R2 do Hospital Federal de Ipanema. Após debate entre os presentes sobre a técnica abordada, o Dr. Antônio Carlos Moraes, presidente da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro (AGRJ) e moderador do evento, chamou o Dr. Afonso Paredes (HNMD) para sua palestra que abordou Doença Inflamatória do Intestino Delgado. Na sequência, a Dra. Ana Teresa Pugas (UERJ) fez apresentação sobre Doença Inflamatória Intestinal: diagnóstico, classificação e rastreio do CCR.

Ao término das palestras, Dr. Antônio Carlos Moraes fez alguns comentários sobre os temas abordados e abriu para perguntas da plateia, que resultaram em amplo debate.

Finalizando o evento, o Dr. Djalma Coelho solicitou que os interessados em apresentar casos clínicos nas próximas atividades que entrem em contato com a sociedade, enviando o mesmo para sobedrj@infolink.com.br.

CONFIRA AS FOTOS