Saiba como foi a sessão científica de Endoscopia Pediátrica realizada neste sábado

Com 50 pessoas presentes, a oficina de setembro da SOBED-RJ foi realizada na manhã deste sábado, dia 14, no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo. O evento contou com a presença de endoscopistas, cirurgiões pediátricos e médicos de outras especialidades. A sessão científica foi uma comemoração dos 20 anos da realização do 1° ENDOPED.

O evento teve início com o Dr. Djalma Coelho dando às boas-vindas aos presentes e fazendo uma referência à Dra. Graça Dias, precursora da Endoscopia Pediátrica.

A programação científica começou com o caso clínico apresentado pelo Dr. José Antonio Barroso, do Hospital Federal de Ipanema. Já o segundo caso clínico foi mostrado pela Dra. Hélide Martinelli, do Instituto Fernandes Figueira, e gerou um grande debate entre os presentes.

Na sequência, a Dra. Graça Dias agradeceu ao Dr. Djalma por inserir o tema na grade da SOBED-RJ, relembrou a trajetória de sucesso desde a primeira reunião de endoscopia no Brasil, há duas décadas.

As palestras seguintes foram da Dra. Paula Peruzzi Elia, sobre Endoscopia Digestiva no Neonato, e do Dr. Paulo Bittencourt, que fez duas palestras (Estenose de Esôfago na Infância – Papel da Endoscopia e Manejo endoscópico da ingestão de corpos estranhos na infância). Finalizando esse primeiro módulo, os palestrantes responderam à perguntas da plateia e da Dra. Graça Dias, moderadora da seção junto com a Dra. Silvia Regina Cardoso.

Após o debate, a Dra. Graça Dias foi homenageada pelos 20 anos do ENDOPED, recebendo uma placa comemorativa com os seguintes dizeres: “À Dra. Maria das Graças Dias da Silva, legitima e merecida homenagem em reconhecimento pelo trabalho realizado e incessante dedicação à Endoscopia Pediátrica e à Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva- Estadual do Rio de Janeiro”

A Dra. Laura Helman deu continuidade à programação com a palestra Hemorragia digestiva varicosa na Infância. Já o Dr. Manoel Ernesto trouxe, na sequência, o tema CPRE na Criança e a Dra. Simone Guaraldi abordou a Ecoendoscopia na criança. Um novo debate foi realizado com os temas abordados nesse segundo módulo.

O evento foi transmitido via Facebook e, em breve, estará na íntegra em nosso canal no YouTube.

CONFIRA AS FOTOS: