Com auditório lotado, SOBED-RJ realiza reunião científica sobre Técnicas de Ressecção das Lesões Colônicas

Mais de 70 pessoas compareceram na noite desta segunda-feira, dia 14, à reunião científica de outubro da SOBED-RJ, que abordou Técnicas de Ressecção das Lesões Colônicas e foi realizada no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O evento teve início com a Dra. Ana Zuccaro, coordenadora da comissão científica da sociedade, dando às boas-vindas aos presentes e falando da importância de ter um auditório cheio com os associados interessados em se manter atualizados.

Ela, então, passou a palavra à Dra. Joana Breves, residente R1 de Gastroenterologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que apresentou caso clínico do serviço, assim como o Dr. Fabrício Valente (R2), do mesmo hospital, que fez palestra sobre outro caso clínico.

Na sequência, foi a vez do projeto Jovem Endoscopista, uma iniciativa da SOBED-RJ em parceria com a Scitech, com a Dra. Fernanda Barroso, residente de Endoscopia Digestiva do Hospital Federal de Ipanema, apresentando caso clínico do serviço.

Dra. Ana Zuccaro, moderadora da seção junto com o Dr. Édson Jurado (HFSE), passou a palavra à plateia que debateu os casos apresentados, fazendo perguntas aos residentes.

Antes de dar início às palestras dos convidados, um momento de emoção para o Dr. Édson Jurado, que foi homenageado pelos serviços prestados à Endoscopia Digestiva. Dr. Afonso Paredes, ex-presidente da SOBED-RJ, e o Dr. Marcelo Câmara, chefe do serviço de Proctologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), falaram algumas palavras sobre a história e a importância do Dr. Édson Jurado para a Medicina. Visivelmente supreso, o Dr. Édson Jurado agradeceu a homenagem e contou algumas estórias de sua carreira, arracando risadas da plateia em diversos momentos.

Dando sequência, o Dr. Carlos Eduardo Oliveira dos Santos (RS) fez palestra sobre Mucosectomias e polipectomias e, logo em seguida, foi a vez da Dra. Maria Aparecida Ferreira, que abordou Dissecção de submucosa.

Finalizando, houve um debate sobre os temas apresentados com os palestrantes respondendo às questões da plateia.

CONFIRA AS FOTOS