Cerca de 70 pessoas comparecem à ultima atividade científica da SOBED-RJ em 2019

Endoscopia Bariátrica foi o tema da última atividade científica de 2019 da SOBED-RJ, realizada neste sábado, dia 14, no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo, e que contou com a presença de 66 médicos e acadêmicos.

Na abertura, o presidente da SOBED-RJ, Dr. Djalma Coelho, fez referência aos pioneiros da Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro. Em seguida, passou a palavra à Dra. Mariana Bezerra, residente R3 do Hospital Federal de Bonsucesso, que apresentou casos clínicos do Serviço de Endoscopia do HFB. Após a apresentação, houve ampla discussão e debate com a plateia sobre os casos apresentados.

Na sequência, o Dr. Eduardo Moura, diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo, falou sobre Balão Intragástrico, “Cápsulas-balão” e Endosuturas.

A Dra. Lilian Machado, do Hospital Central da Aeronáutica e da Rede D´Or, foi a terceira palestrante do dia, com o tema Tratamento das Estenoses e Fístulas.

Outro convidado de São Paulo foi o Dr. Victor Brunaldi, da Clínica Gastroenterológica de Ribeirão Preto, que abordou o Tratamento endoscópico no reganho de peso.

Após a apresentação foi aberta a mesa de debates. Dr. Djalma convidou os debatedores Dr. Maurício Emmanuel Vieira, Dra. Mônica Wolf e Dra. Flavia Alvarenga, além dos palestrantes do dia.

Ao fim do evento, foi realizada a premiação do projeto Jovem Endoscopista.

Ao encerrar o evento, a Dr. Ana Zuccaro ressaltou a importância do prêmio.