Cerca de 60 pessoas compareceram na manhã deste sábado, dia 13, ao centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo, para acompanhar a oficina de Técnicas de hemostasia intervencionista. Quando e como. Novas tecnologias, organizada pela SOBED-RJ.
O evento teve início com o Dr. Djalma Coelho, presidente da sociedade, agradecendo a presença de todos e, junto com Claudia Stringher, da Scitech, fazendo uma breve apresentação do projeto Jovem Endoscopista. Ela ainda divulgou o link para o questionário do dia.
Dando início às apresentações dos residentes inscritos no projeto, a Dra Fernando Barroso, R2 do Hospital Federal de Ipanema, fez sua palestra que contou com diversas perguntas da plateia. Assim como a apresentação em sequência, ministrada pelo Dr. Pedro Almeida (R2), mas elaborada junto com o Dr. Rafael Marcucci (R1), ambos residentes do Hospital Municipal Alcides Carneiro, de Petrópolis. O Dr. José Antônio Barroso, R2 do Hospital Federal de Ipanema, finalizou as palestras do projeto Jovem Endoscopista, também sendo sabatinado pelos presentes.
Dr. Luiz Leite Luna, moderador da sessão e ex-presidente da SOBED e da SOBED-RJ, falou, então, um pouco sobre o tema da oficina e sua experiência no assunto. Na sequência, ele chamou ao palco o Dr. Marcos Clarêncio, da Bahia, que falou sobre Técnicas convencionais de hemostasia endoscópica cedendo depois a vez ao Dr. Dalton Chaves, de São Paulo, que abordou Novas tecnologias: aplicabilidade. Finalizando as atividades do dia, o Dr. Daniel Kanaan, ministrou palestra sobre Técnicas Radiológicas.
Após as apresentações, Dr. Luiz Leite Luna e a Dra. Livia Leite, da Bahia, moderaram as perguntas da plateia para os palestrantes.
O próximo encontro da SOBED-RJ será em 13 de maio, segunda-feira. Em breve estará disponível a programação do evento.
FOTOS




















































