Veja como foi o webinar da SOBED-RJ: “Terceiro Espaço: quais os limites e perspectivas da endoscopia”

A SOBED-RJ realizou neste sábado, dia 12 de dezembro, sua última atividade científica de 2020. O evento online abordou Terceiro Espaço: quais os limites e perspectivas da endoscopia e contou com cerca de 50 pessoas, que assistiram pelo Zoom e pela página da sociedade no Facebook.

A sessão científica teve início com o presidente da SOBED-RJ, Dr. Miguel Koury Filho, agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância das atividades científicas e dos participantes convidados nesta sessão de dezembro. Em seguida, Dr. Djalma Coelho Neto, moderador do encontro e vice-presidente da SOBED-RJ, que incentivou a interação com os palestrantes renomados:

“Acho que as palestras devem ser muito bem aproveitadas, afinal, é uma chance de termos grandes nomes desses assuntos no mundo, reunidos aqui neste encontro”, disse.

Na sequência, a presidente da Comissão Científica da SOBED-RJ, Dra. Paula Peruzzi, introduziu os palestrantes:

“São três brilhantes palestrantes. Vamos começar com o Dr. Dalton Chaves (SP), doutor pelo Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, que falará sobre Piloroplastia. A seguir, será o Dr. Paulo Sakai (SP), associado do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e membro Honorário da Sociedade Americana de Endoscopia e Gastroenterologia, que vai nos prestigiar falando sobre Diverticulectomia. E, ao final, será o Dr. Antônio Conrado (PE), preceptor da residência médica em Endoscopia Digestiva do Hospital da Restauração, que sempre nos surpreende com os seus vídeos brilhantes e que falará sobre acalasia. Vai ser um prazer tê-los conosco. Obrigada por terem aceitado o convite”, falou.

Dr. Dalton Chaves abordou a nova técnica Piloromiotomia endoscópica, conhecida também como G-POEM e explicou as razões de não estar sendo divulgada e amplamente utilizada como o POEM clássico.

“Inicialmente, gostaria de agradecer pela oportunidade participar de um evento da SOBED-RJ e de poder contribuir no sentido de trazer algum conhecimento da nossa experiência. Parabéns à nova diretoria que está assumindo. Vem mais 2 anos de trabalho. Com certeza, será um sucesso, assim como foi a gestão anterior”, ressaltou Dr. Dalton Chaves.

Na sequência, Dr. Paulo Sakai (FMUSP), também agradeceu pelo convite de poder falar sobre a sua experiência com Divertículo de Zenker e apontou o conceito de Terceiro Espaço e a sua aplicação.

O terceiro e último palestrante, Dr. Antônio Conrado, iniciou a sua apresentação ressaltando a honra de dividir o evento com referências da endoscopia.

“O Professor Paulo Sakai é o endoscopista mais importante do Brasil e o endoscopista brasileiro mais conhecido no exterior. Queria também falar da alegria que senti e da emoção de estar nos Estados Unidos e ver o Dalton ganhar a Copa do Mundo de procedimentos endoscópicos justamente apresentando o que ele apresentou hoje aqui”, disse.

Para fechar o encontro virtual, Dr. Antônio Conrado complementou a aula do Dr. Paulo Sakai falando sobre o diagnóstico e tratamento da Acalasia que cai no Terceiro Espaço (submucosa).

Os participantes fizeram perguntas que foram mediadas pelo Dr. Djalma que contou com amplo debate sobre os temas abordados. Ao fim do encontro, Dra. Paula Peruzzi ressaltou que apesar de todas as adversidades desse ano, a SOBED-RJ já está com a programação científica de 2021 pronta.

O presidente da SOBED-RJ, Dr. Miguel Koury encerrou ressaltando o brilhantismo das apresentações e desejando um Feliz Ano Novo para todos.

“A gente não pode encerrar o ano sem dizer palavras de homenagens à dois colegas da endoscopia que são dois baluartes aqui do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Abrãao e Dr. Edson Jurado e que tiveram um ano um pouco mais complicado mas que tiveram toda a comoção da SOBED-RJ com relação à recuperação deles. Então, ficamos muito felizes de vê-los recuperados. São dois guerreiros. Infelizmente, nem todos os colegas médicos tiveram essa sorte. Essa semana a gente teve a noticia da perda de um colega endoscopista de Vítória. Mas fica a nossa homenagem pela importancia na endoscopia e pela recuperação nesse momento tão difícil. Que 2021 tenhamos mais sessões, mais contatos e se Deus quiser algum momento presencial. Agradeço mais uma vez a todos.”

CONFIRA A SESSÃO NA ÍNTEGRA