O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira, dia 26, documento com orientações sobre questões éticas relacionadas à saúde suplementar dirigidas às operadoras de saúde e aos médicos prestadores, que deverão ser adotadas durante o período de restrições impostas pelas autoridades sanitárias do Rio de Janeiro, que vai de 26 de março a 4 de abril.
“O Conselho reforça que a decisão de suspensão de atendimentos, exames e consultas cabe aos médicos assistentes e aos diretores médicos de unidades assistenciais, considerando a situação de cada unidade e a demanda dos pacientes de forma individualizada”, afirma o Dr. Ricardo Cotta, conselheiro do CREMERJ na Câmara Técnica de Endoscopia Digestiva.
O documento, elaborado pela Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do Conselho, reafirma ainda a importância de medidas de proteção individual, respeitando regras como de distanciamento social e uso de máscaras de proteção facial em locais públicos, bem como de respeito às normas, pareceres e resoluções emitidas pelo Conselho no contexto da atual pandemia.
Clique aqui e acesse o documento na íntegra.

