Na última terça-feira, dia 15, uma mulher capotou o carro que dirigia na Rodovia Rio-Santos, na altura de Bertioga, no litoral de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a condutora relatou às autoridades que “apagou” ao volante enquanto voltava para casa, após realizar uma endoscopia. Ela não ficou ferida.
Qualquer procedimento endoscópico necessita de sedação, por isso a SOBED-RJ disponibiliza em seu site a lista dos exames mais frequentes realizados pelos endoscopistas, mostrando como é realizado e o preparatório pelos quais os pacientes passam, para que a população seja conscientizada sobre como são feitos os exames.
“Por mais que o paciente pense que está bem após o procedimento, o risco de acidentes, até fatais, é muito grande. Paciente submetido a procedimento sob sedação só pode ser liberado na companhia de adulto, conforme estabelecido na Resolução-RDC nº 6, de 10 de março de 2013, da Anvisa. E não pode dirigir ou operar máquinas depois”, declara o Dr. Miguel Koury Filho, presidente da SOBED-RJ