Com as inscrições esgotadas, ocorreu nesta sexta-feira e no sábado, dias 25 e 26, o curso intensivo de Procedimentos Terapêuticos de Endoscopia e Colonoscopia, no Ircad Rio de Janeiro, localizado no Américas Medical City, na Barra da Tijuca. O treinamento contou com o apoio da SOBED-RJ.
Na abertura, os diretores do curso Drs. Djalma Coelho, ex- presidente da SOBED-RJ, e Marcos Lera, HCFMSP-USP, deram as boas vindas aos alunos.
“Eu tive a sorte e a oportunidade de convidar o Dr. Marcos Lera, que foi uma aquisição fantástica e um pilar para a gente conseguir realizar este curso pós pandemia. Além disso, cito a colaboração do Dr. Matheus Franco e do Dr. Miguel Koury, nosso atual presidente da SOBED-RJ. Ainda gostaria de agradecer imensamente ao Dr. Claudio, Dra. Fernanda, Dr. Pedro, Dra. Paula Peruzzi e ao Dr. Guilherme, que vieram preparar todas as peças para vocês. É um curso aberto, para que todos se sintam à vontade, e um lado interessante é a nossa proximidade com o aluno. É importante ressaltar que não é um curso no qual vocês sairão como especialistas, mas faz parte do treinamento. É uma oportunidade para ver a técnica, desenvolvê-la e depois voltarem para os seus serviços atualizados”, explicou Dr. Djalma.
“Agradeço por fazer parte desse time de sucesso e de poder ajudar na organização deste curso. Gostaria de agradecer aos palestrantes por terem aceitado o convite e dou as boas vindas aos alunos. Espero que aproveitem e façam um bom curso. Nos esforçamos para que vocês conseguissem realizar os diversos procedimentos”, ressaltou Dr. Marcos Lera.
Em seguida, passaram a palavra ao Dr. Miguel Koury:
“Muita satisfação em ter sido convidado pelo Dr. Djalma. Inclusive, já tive a oportunidade de ser aluno de um curso do Ircad, unidade Barretos. Aqui, podem ter certeza de que cada palestra e cada estação prática foi totalmente preparada para vocês. E ressalto a importância da parceria com a SOBED-RJ. Saibam que grande parte dos seus tutores, que estarão com vocês no curso, fazem parte da SOBED. Temos iniciativas científicas regulares, o que permite a troca de ideias e networking, contribuindo para que todos possam se aprimorar e trabalhar com mais segurança. Aos colegas estrangeiros, procurem também as sociedades de especialidades de seus países. Esse trabalho conjunto melhora a qualidade do trabalho de vocês e, portanto, melhora a qualidade dos seus pacientes, também,” enfatizou Dr. Miguel.
A parte teórica ocorreu no período da manhã da sexta-feira, reunindo temas de abordagem terapêutica e diagnóstica, com a apresentação de casos desafiadores. Foram convidados palestrantes de diversas regiões do país. Entre eles: Dr. Paulo Bittencout (Minas Gerais), Dr. Eduardo Opptiz (Rio Grande do Sul), Dr. Gerson Brasil (Pernambuco), Dra. Evelyn Chinem (Rio de Janeiro), Dr. Victor Bastos (Bahia), Dr. Newton Teixeira (Rio de Janeiro), Dr. Matheus Franco (Distrito Federal), Dra. Paula Peruzzi (Rio de Janeiro), Dr. Guilherme Falcão (Rio de Janeiro), Dr. Gustavo Luz (São Paulo), Dr. Hugo Guedes (Brasília) e Dr. Felipe Retes (Minas Gerais).
À tarde, os 48 alunos foram divididos em dois laboratórios, onde realizaram procedimentos endoscópicos terapêuticos através de peças e modelos experimentais, simulando situações de prática clínica diária. As peças de esôfago, estômago e duodeno puderam ser conectadas à bonecos com o objetivo de mimetizar supostas doenças, como por exemplo, tratar varizes de esôfago ou ressecar algum pólipo.
O Hands on também buscou incentivar o refinamento das habilidades dos profissionais com o ensinamento de novas técnicas e a utilização de novos acessórios e tecnologias, de forma que os alunos possam enfrentar com mais segurança o dia a dia de trabalho.
“É a atualização de alguns procedimentos extremamente atuais e que têm pouca frequência, pois alguns materiais ainda não são muito utilizados na rotina dos médicos. Os alunos tiveram a oportunidade de disparar e aprender a usar essas tecnologias novas”, relatou Dr. Marcos Lera.
Na visão dos participantes, que vieram de diversas regiões do Brasil e até do exterior, o curso foi uma oportunidade única.
“Estou achando o curso fantástico do ponto de vista de atualização. Os materiais que estamos manuseando no laboratório são fantásticos, de excelente qualidade e atualizados. As palestras tiveram alto nível de conhecimento. Fiquei muito contente e sempre vou recomendar o curso”, disse Dr. Julio Cesar Barbosa, que veio da cidade de Registro, no interior de São Paulo, e também é membro titular da SOBED e segue as redes sociais da SOBED-RJ.
“Pós pandemia, este curso está marcando a volta aos treinamentos presenciais, o que é muito importante. Afinal, a parte prática não tem como ser online. Como instrutor/palestrante, posso dizer que os nossos alunos de Vitória (Espírito Santo) estão gostando muito”, falou o Dr. João de Siqueira Neto, presidente da SOBED-ES.
“A equipe é muito boa, os equipamentos são de altíssima qualidade e a quantidade de peças é impressionante. Vale muito a pena. É bem diferenciado. Muita honra de ter sido convidado para fazer o curso. Sou colega de residência do Dr. Marcos Lera e também conheço o Dr. Djalma, que inclusive, sempre foi a favor de chamar os médicos do interior, como é o meu caso, para fazer parte da SOBED-RJ e de suas atividades científicas”, disse o Dr. Luiz Roberto de Souza, que trabalha no interior do Rio de Janeiro, em Barra Mansa e Volta Redonda.
“Vim de Teresópolis e ressalto que é muito bom esse contato com as pessoas, afinal, a pandemia deixou a gente muito isolado. No interior, já somos isolados e com a pandemia ficamos ainda mais. Agora, poder rever os colegas e trocar experiências foi incrível. Cada vez que a gente participa, mesmo como instrutor, aprendemos e temos a possibilidade de passar conhecimento para essa nova geração, para que eles possam ser formados de uma forma melhor, mais segura, e que possam voltar para as suas cidades e desenvolver tudo que aprenderam aqui. Realmente as peças ficaram muito boas. Consegue-se fazer quase tudo dessa área de Endoscopia e Colonoscopia, de forma bem efetiva, que é o objetivo do curso. Espero que os alunos saiam felizes e multipliquem o conhecimento nos locais aonde atuarão”, destacou o Dr. James Menezes Alvarez.
“Já dei os parabéns para os organizadores. Foi fantástico! Já participei de treinamento como esse nos EUA e não está deixando nada a desejar. Só brinquei que deveríamos ter treinado o nosso espanhol, afinal, conheci colegas da República Dominicana, Peru e Argentina. Enfim, dois grupos eram inteiramente formados por latinos. O que destaca o interesse pelo curso. Parabenizo, em especial, o Dr. Miguel Koury, presidente da SOBED-RJ, por incentivar a nossa participação, como médicos do interior. Acredito que ele está no caminho certo para a integração de todos”, finalizou Dr. Humberto Schwartz, de Macaé (RJ).