O 1º mutirão de colonoscopia no Rio de Janeiro, tendo em vista o Março Azul 2023, foi iniciado nesta segunda-feira, dia 6, no Instituto Nacional de Câncer. A previsão é de que até sexta-feira, dia 10, cerca de 200 pessoas passem pelo exame.
A abertura da ação social teve um café da manhã de boas-vindas e contou com a participação da Dra. Rosania Inácio, presidente da SOBED-RJ, do Dr. Roberto Almeida Gil, diretor-geral do INCA, do Dr. Roberto Rego Lima, diretor do HC-1, da Dra. Maria Aparecida Ferreira, chefe da Seção de Endoscopia do HC-1, do Dr. Pedro Basílio, membro da Comissão do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Coloproctologia – representando a SBCP, da Dra. Raquel Guimarães, chefe da Divisão de Diagnóstico do HC-1, da Enfa. Valdimeri Queiroz, chefe do Serviço de Enfermagem, além da equipe de Engenharia Clínica e da Endoscopia.
A Dra. Maria Aparecida Ferreira, chefe da Seção de Endoscopia do HC-1 (INCA) e Supervisora da Residência Médica de Endoscopia, falou sobre a semana de exames no INCA:
“Atenderemos pacientes pós cirurgias, pós polipectomias e pacientes sintomáticos do INCA, além de pacientes do SUS. Entrevistei cada paciente indicado e a idéia do mutirão foi muito bem aceita pela Direção Geral do INCA e por todos os serviços de apoio (Anestesia, Enfermagem, Nutrição, Administração). Tenho certeza de que será um sucesso! E assim contribuímos para as ações do Março Azul da SOBED”, comenta.
Nas ações da campanha deste ano, a SOBED-RJ priorizou a conscientização da sociedade e o atendimento da população. Sendo assim, 20 hospitais da Região Metropolitana (federais, universitários e militares), da Baixada Fluminense, da Região dos Lagos, do Norte e do Sul Fluminense estarão envolvidos na campanha e irão, ao longo deste mês, realizar colonoscopias em pacientes que estavam represados na fila de regulação. Também serão publicados depoimentos de pacientes nos canais de comunicação da sociedade, visando alertar sobre o câncer colorretal.
No dia 18 de março, sábado, haverá o Encontro Março Azul, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, de 8h às 12h. Uma tenda será montada para divulgação da campanha. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e conta com o apoio da SOBED-RJ.
No dia seguinte, 19 de março, ocorrerá uma caminhada em prol do Março Azul, no Aterro do Flamengo, com concentração às 10h em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM). A SOBED-RJ solicita de os associados vestirem camisa da cor azul e levarem seus familiares.
E no dia 29, encerrando o mês, acontecerá reunião científica, cuja programação será divulgada em breve, na sede do Cremerj, em Botafogo.
O Março Azul é uma campanha nacional de conscientização e prevenção do Câncer de Intestino. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
“A campanha busca conscientizar a população e os gestores públicos de saúde do SUS para a realização da colonoscopia na faixa etária a partir de 45 anos. Esta é a melhor forma de prevenir o câncer colorretal, além da boa alimentação e a prática de atividades físicas. Estamos torcendo pra que esta campanha se torne uma iniciativa oficial do calendário do Ministério da Saúde. Estamos falando da segunda maior causa de câncer em homens e mulheres”, finaliza Dra. Rosania.