Sede da Rua da Lapa: um capítulo da história da SOBED-RJ

A SOBED-RJ é a união dos endoscopistas do Rio de Janeiro desde 1978, quando foi fundada e teve como primeiro presidente o Prof. Glaciomar Machado. Ao longo desses últimos 47 anos, a história foi feita com diversas gerações de médicos aprendendo e se atualizando em nossas atividades científicas e muitos outros colaborando para a formação e crescimento de nossa sociedade atuando em cargos de diretoria. Ponto importante dessa história foi em 16 de dezembro de 1997, quando da aquisição da sede, na Rua da Lapa, 120.

Mais de 20 anos depois, o mundo mudou, ficou online com novas tecnologias incorporadas e a sede física, com mais de 100m², passou a ser subutilizada. Assim, no ano passado, após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, foi iniciado o processo de venda da sala concluído em junho de 2025. 

Mais um capítulo da história da SOBED-RJ se encerra e que serviu por muito tempo para o crescimento da especialidade médica em nosso Estado. O projeto para aquisição de uma sede surgiu no início da gestão 1996-98, presidida pela Dra. Maria das Graças Dias da Silva.

“A compra da sede foi a realização de um vago sonho que vinha sendo preparado nas gestões anteriores. A medida que a SOBED-RJ crescia, havia a demanda por um espaço físico adequado para suas atividades. Tínhamos incômodos com a ausência de um local para nossas reuniões de diretoria, do deslocamento, da guarda de documentos, etc.”, comenta.

A necessidade da sede era um assunto em pauta nas gestões anteriores. Mas para que a SOBED-RJ precisava de uma sala?

“A SOBED-RJ tinha muitas demandas que precisavam de um espaço físico. Lá, sócios e diretoria poderiam trabalhar, discutir e ampliar os projetos societários e científicos do Capítulo e dos Subcapítulos, com acolhimento e conforto local, estável. A ideia era também, se possível, ter seu próprio auditório para reuniões científicas. Naquela época as reuniões científicas eram itinerantes, realizadas em auditórios cedidos ou com taxa reduzida de aluguel, em locais como INCA, Casa de Saúde São José, IFF, CBC, CREMERJ e Centro Médico do Barra Shopping. No escopo das utilidades da sede, estava ainda ser aberta para reuniões com sócios interessados em projetos observacionais inerentes à especialidade na população de nosso Estado”, fala Dra. Maria das Graças.

Até a compra da sala, a documentação da sociedade era itinerante, passando da residência ou consultório de um presidente para o(a) próximo(a) presidente. Naquela época a forma de contato era o telefone fixo e o da SOBED-RJ era da residência ou do consultório do(a) presidente. As reuniões de diretoria eram sempre informais e itinerantes. Muitas vezes eram realizadas na residência do(a) presidente. Outras vezes em restaurantes ou cafés, ou mesmo um pouco antes das reuniões científicas no local onde seriam realizadas. Havia ainda a demanda por funcionários para colaborar na administração da sociedade, mas como contratar sem um local para eles trabalharem.

A necessidade e o desejo existiam, mas como arrumar recursos para isso? Primeiro precisamos entender um pouco o mundo no início da gestão da Dra. Maria das Graças. O Brasil vinha de dois anos com inflação estável após décadas de problemas com a desvalorização da moeda. Isso gerava uma segurança para investimentos e planejamentos financeiros. Assim, a diretoria traçou a meta da compra da sede, elaborou projetos e buscou parceiros para esta finalidade.

“Com um pequeno saldo em caixa que minha diretoria recebeu da gestão anterior, planejamos “fazer dinheiro” com a participação de todos. No ano de 1997 e 1998, idealizamos o Curso SOBED-RIO de Endoscopia Digestiva. Organizamos e ministramos aulas com a colaboração de sócios titulares. As inscrições eram pagas, por módulos. Patrocinadores arcavam com despesas de auditórios, lanches, parte técnica, etc. Isso rendeu o suficiente para a aquisição da sala em dezembro de 1997”, afirma a Dra. Maria das Graças, que complementa: “O Conselho Deliberativo, composto por 11 ex-presidentes, deu total apoio a nossa gestão e foi fundamental para o êxito do projeto”.

Após a obtenção da verba, os membros da comissão de sede da SOBED-RJ foram a campo buscar imóveis que servissem para tudo pretendido:

“Vimos salas na Zona Sul e no Centro. Os imóveis sugeridos eram visitados e avaliados por demais membros da diretoria. Dentro dos recursos que tínhamos, a sala da Lapa atendia nossa demanda, por ser ampla, já bem estruturada fisicamente, na ambiência do Corredor Cultural do Rio de Janeiro, próximo à Sala Cecília Meireles e ACM e, além disso, nos pareceu uma boa oportunidade de negócio”, conta Dra. Maria das Graças.

Primeira reunião na nova sede, ainda sem móveis

Após oito meses de obras e melhorias, em 22 de agosto de 1998 era inaugurada a sede da SOBED-RJ.

Por anos ela contribuiu com o desenvolvimento de nossa especialidade mas com o passar do tempo ela acabou ficando grande demais para a SOBED-RJ e com a pandemia de coronavírus e as mudanças tecnológicas aplicadas, a sala passou a ser subutilizada.

A ideia da venda surgiu na gestão do Dr. Ronaldo Taam (2014-16) que já percebendo o pouco uso da sala convocou uma AGE onde os associados autorizaram a venda. Naquele período não houve interessados e o tema somente voltou a pauta durante a pandemia de coronavírus, na gestão do Dr. Miguel Koury Filho (2020-22). Novamente foi convocada uma AGE onde os associados novamente autorizaram a venda da sede. O imóvel foi colocado no mercado e após diversos interessados em 2024, já na gestão da Dra. Rosania Inácio, houve uma proposta considerada atrativa pela diretoria. Uma AGE foi convocada e a venda da sala foi aprovada.

No final de julho a sede será entregue e um capítulo de nossa história se encerra, porém abrindo portas para outros tantos, os quais você associado fará parte.

Diretoria do Biênio 1996/1998

  • Presidente Maria das Graças Dias da Silva
  • Secretário Evandro de Oliveira Sá
  • Tesoureiro Everton Mozart Nogueira Martins

Comissões:

  • Científica Luiz Pinheiro Quinellato, Luiz Artur Juruena de Mattos, Charisse Rodriguez Valido
  • Defesa Profissional José Narciso Carvalho Neto e Glauco Barbieri
  • Editorial Mônica Maria Cardoso Monnerat e Jânio de Oliveira Mendes

INAUGURAÇÃO DA SEDE