Caros colegas sobedianos,
É com muita satisfação que comunico a vocês que a Campanha do Março Azul está a pleno vapor e recebendo o apoio entusiasmado dos colegas e gestores.
O Março Azul é um projeto da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com o objetivo de conscientização da prevenção do câncer colorretal.
Neste ano, a Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro (AGRJ) veio somar esforços na nossa Campanha. Mas esse ano o foco da SOBED-RJ será um pouco diferente dos anteriores. Manteremos a campanha de conscientização da Prevenção do Câncer Colorretal, mas traremos também a fala e a voz dos cidadãos que passaram ou que passam pela doença e pela saga de ter direito ao atendimento necessário para sua saúde.
Em 2023, nosso objetivo será predominantemente assistencial. Nós tentaremos, com o mutirão, examinar o maior número possível de pacientes no Estado do Rio de Janeiro que aguardam por uma colonoscopia na fila do SISREG, independente da indicação, se para rastreio ou diagnóstico. Nosso propósito é beneficiar a população ofertando um grande número de vagas para aqueles que aguardam há meses ou anos, por uma colonoscopia!
Essa importante ação está sendo aceita e apoiada pela maioria dos hospitais da cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e interior do Estado. O Inca, os hospitais universitários, federais e militares da região metropolitana participarão do mutirão, assim como, Serviços de Endoscopia Digestiva da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu), Região Serrana (Petrópolis), Região dos Lagos (Macaé), Norte Fluminense (Campos) e Sul Fluminense (Resende). Todo o Estado do Rio de Janeiro abraçou o Março Azul! Na semana entre 20 -25 de março estaremos unidos e focados na conscientização da prevenção e no diagnóstico do câncer colorretal.
Agradeço a todos os colegas e Serviços envolvidos neste grande Mutirão estadual para prevenção, diagnóstico e tratamento do CCR, beneficiando a grande parcela da população que depende, única e exclusivamente, da assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde.
Muito Obrigada!
Rosania Inácio
Presidente SOBED-RJ

