Saiba como foi o Mutirão Nacional Contra o Câncer Colorretal no Rio de Janeiro e no restante do país

Na semana passada a SOBED realizou mais uma edição do Mutirão Nacional Contra o Câncer Colorretal. Ao todo foram beneficiados cerca de 670 pacientes em hospitais de 12 cidades – Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Recife (PE), São Luís (MA), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

No Rio de Janeiro, a ação social ocorreu no Hospital Federal de Ipanema e beneficiou 50 pacientes, com idades entre 50 e 70 anos, assintomáticos, que nunca realizaram colonoscopia e que estavam na lista de espera do SUS.

“Um dos motivos do mutirão é de informar a população e aos médicos da assistência básica da necessidade do exame, através do qual podemos reduzir em até 90% a incidência de câncer”, afirmou a Dra. Ana Zuccaro, chefe do serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Federal de Ipanema.

DADOS DO MUTIRÃO NO HFI

  • 60 pacientes marcados, 5 faltaram, 4 exames foram suspensos por preparo inadequado dos cólons e 1 pelo anestesista;

Resultados:

  • 28 pacientes (TDA : 56%) com um ou múltiplos adenomas, sendo 1 LST. Todos ressecados.
  • 26% dos pacientes – 13 casos – o exame foi normal;
  • 18% dos pacientes (9 casos) diagnosticadas outras doenças, com predomínio da doença diverticular;
  • Não houve nenhuma intercorrência clínica ou complicação endoscópica;
  • Em metade dos casos (25 pacientes) a sedação/analgesia foi realizada por médico anestesiologista e a outra metade (25 casos) por médico endoscopista do Serviço . Não houve nenhuma diferença quanto a eficácia da sedação, despertar do paciente, tempo de exame e tempo de recuperação na RPA.

CONFIRA AS FOTOS DO MUTIRÃO NO HFI