Importantes debates marcam webinar de outubro da SOBED-RJ

Cerca de 70 pessoas participaram na noite desta segunda-feira, dia 12, da primeira sessão científica da nova diretoria da SOBED-RJ, que contou com ampla participação dos presentes que debateram com moderadores e palestrantes o tema Terapia Endoscópica a Vácuo no Trato Gastrointestinal.

O webinar teve início com o Dr. Djalma Coelho agradecendo aos associados e à sua equipe pela confiança e participação ativa na gestão que se findou.

“Hoje, sinto que a SOBED-RJ voltou a ser uma SOBED-RJ amiga e companheira. E isso graças a vocês que foram a todas as sessões e que deram força. Foi uma gestão bacana e me sinto feliz de ter participado. Não sei se todos sabem, mas eu quis ser presidente, era um objetivo meu pois sempre achei que a gente poderia fazer parte e ajudar. Uma das pessoas que mais queria agradecer é a Rosania Inácio, uma pessoa maravilhosa e encantadora, que foi a nossa tesoureira. Também agradeço, em especial, à Dra. Ana Zuccaro, outra pessoa fantástica que me ajudou e apoiou, e ao Dr. Afonso Paredes, ex-presidente. Ambos acreditaram e confiaram em mim, assim como a Denise Junqueira e a Laura Helman. Nós trabalhamos incansavelmente para renovar a sociedade.”

Ele ainda aproveitou para falar sobre a sessão científica:

“Aproveitei a oportunidade para trazer o Dr. Diogo Hourneaux de Moura, que conheço desde a residência médica, e foi com muito carinho que eu queria que ele desse essa aula aqui na SOBED-RJ. Para essa geração nova – Miguel, Guilherme, Paula, Felipe – gostaria de dizer que vocês são o presente, e não o futuro. Hoje, a gente entrega a SOBED-RJ com superávit e sem dívidas. Tenho certeza que sociedade está nas mãos de brilhantes endoscopistas e administradores”, concluiu.

Na sequência, Dr. Djalma passou o bastão para o novo presidente da SOBED-RJ (gestão 2020/2022), Dr. Miguel Koury Filho, que deu seu depoimento:

“Estou emocionado. Tenho muito carinho com a SOBED-RJ. Eu ajudei e fiz parte de alguma forma, desde o Simpósio de Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica, que realizamos em 2018, em Petrópolis, como foi citado pelo Djalma. Tudo começou quando sentamos no Museu Imperial e começamos a trocar ideias. Depois comecei a fazer parte da Comissão Científica da SOBED-RJ. E fico muito feliz por ter ao meu lado o Dr. Djalma e pessoas experientes, como a Dra. Ana Zuccaro, a minha guru desde a época da minha formação em endoscopia no Hospital Federal de Ipanema, além de outras pessoas mais novas, todas com muito potencial de dar continuidade à esta missão. Agradeço a confiança dos amigos sobedianos que votaram em nós. Foi um processo eleitoral eletrônico muito bacana”, comentou Dr. Miguel.

O novo presidente da SOBED-RJ também demonstrou orgulho em começar a gestão com uma aula tão interessante como a do Dr. Diogo Turiani Hourneaux de Moura, médico do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas da USP e Mestre e Doutor em Gastroenterologia (HCFMUSP), com Pós-Doutorado pela Harvard Medical School.

O evento contou com a moderação do Dr. Guilherme Falcão, médico endoscopista e responsável técnico do Hospital Ferreira Machado, além de responsável pelo serviço de Endoscopia Digestiva Avançada da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos.

Antes de passar a palavra ao palestrante, Dr. Miguel Koury pontuou a presença ilustre do Dr. Eduardo Moura, presidente da SOBED-SP (gestão 2020/2022) e diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas da USP.

Ao iniciar a palestra, Dr. Diogo Moura abordou o conceito do vácuo e os mecanismos de ações do vácuo. Também citou as indicações e contraindicações, as técnicas e o preparo do dispositivo, assim como casos clínicos e  resultados da literatura.

“Como a gente faz esse vácuo? Muita gente tem o desejo de fazer, mas não sabe como montar o dispositivo. O meu objetivo nesta palestra é mostrar que realmente funciona e abrir para dúvidas e comentários”, afirmou Dr. Diogo.

Com os moderadores interrompendo a palestra e apresentando as perguntas vindas do chat do Zoom e dos comentários do Facebook, o evento teve inúmeras discussões com o formato tendo enorme aceitação entre os presentes.

Em breve será divulgada a data do próximo webinar da SOBED-RJ.