fonte: SOBED
Com os objetivos introduzir os endoscopistas às possibilidades de uso da sutura endoscópica, permitindo avaliar sua factibilidade na rotina de cada serviço, a SOBED realiza o Curso de “Endosutura Gástrica”, dia 1º de junho, no XIII Simpósio Internacional da SOBED, em Campinas (SP).
Autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2016, a sutura endoscópica é um device que abriu novas perspectivas para diversos tratamentos, como da obesidade, de complicações pós-cirurgias bariástricas, de tumores do TGI e de perfurações do tubo digestório.
Com auditório cheio e 72 presentes, a SOBED-RJ realizou nesta segunda-feira, dia 13, sua reunião científica de maio, no centro de estudos do Hospital Samaritano, em Botafogo.
O evento teve início com o Dr. Djalma Coelho dando às boas vindas aos presentes e chamando ao palco a Dra. Fernanda Barroso e o Dr. José Antônio Barroso, ambos residentes do Hospital Federal de Ipanema, que apresentaram caso para o projeto Jovem Endoscopista e foram sabatinados pelos presentes com perguntas sobre os temas abordados.… SAIBA MAIS
fonte: Associação Paulista de Medicina
Resultado de um trabalho iniciado em 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, em março, o “Guia para Implementação de Modelos de Remuneração baseados em valor”. O documento detalha como funciona cada um dos modelos que estão sendo praticados pelas operadoras de planos de saúde [confira detalhes dos principais a seguir].… SAIBA MAIS
fonte: CFM
Em 102 salas cirúrgicas fiscalizadas pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), em 2018, um índice de 33% não tinha foco cirúrgico com bateria; 22% não possuíam negatoscópio para a leitura de imagens; 16% também não contavam com carro para anestesia ou monitor de pressão não invasivo; e 12% não dispunham de equipamentos básicos como fio guia e pinça condutora, entre outros problemas.… SAIBA MAIS
fonte: Folha de SP
Enquanto a medicina se torna uma profissão cada vez mais feminina, um estudo mostra que médicas brasileiras ganham menos do que seus colegas homens mesmo trabalhando em condições semelhantes.
A conclusão está em trabalho de cinco pesquisadores da USP publicado na semana passada no periódico acadêmico BMJ Open.
A partir de um levantamento telefônico, eles mapearam salários e condições de trabalho, como local, carga horária e especialidade, de uma amostra de 2.400 médicos representativa do país em 2014.… SAIBA MAIS
fonte: CREMERJ
O CREMERJ terá acesso ao Sistema de Centrais de Regulação (SISREG). A subsecretária municipal de Saúde Claudia Lunardi, responsável pelo sistema, franqueou acesso do Conselho plataforma como visualizador, em reunião nesta segunda-feira (25), na sede do CREMERJ. Assim, o Departamento de Fiscalizações (Defis) do Conselho passará a ter informações sobre as filas e a disponibilidade de leitos nas unidades.… SAIBA MAIS
fonte: O Globo
A Amil vai descredenciar sete hospitais da Rede D’Or São Luiz no Rio a partir de 21 de junho, após queda de braço sobre como a maior operadora de saúde do país remunera os hospitais de sua rede. A informação foi antecipada nesta sexta-feira pelo colunista do GLOBO Ancelmo Gois. A Amil não especificou quais unidades estão na lista, que só será divulgada na segunda-feira aos usuários.… SAIBA MAIS
fonte: O Globo
Qual será o impacto do descredenciamento dos hospitais pela Amil para os beneficiários de seus planos de saúde ? Quais substituições serão feitas pela operadora para suprir a retirada dos hospitais? Como ficam os beneficiários em tratamento nasunidades descredenciadas ? Essas são as perguntas que afligem o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ( Idec ) e o Procon Estadual do Rio de Janeiro querem respostas a partir da informação de que a Amil descredenciará 17 hospitais, a partir do dia 21 de junho, por divergência no modelo de pagamento da prestação de serviço.… SAIBA MAIS
