fonte: Folha de SP
O adiamento de cirurgias e o atraso no diagnóstico de tumores durante a pandemia aumentaram o número de mortes por câncer e o reaparecimento da doença em pacientes oncológicos.
Nas piores fases da crise, médicos foram deslocados para atender casos de Covid, enquanto pacientes deixaram de procurar os hospitais por medo de pegar o vírus.… SAIBA MAIS
fonte: O Globo
Pequenos e médios hospitais, que chegaram a ter perda de até 40% em receitas no auge da pandemia — com a suspensão de procedimentos eletivos e o medo dos brasileiros de ir a hospitais e se contaminar com a Covid — serão os mais afetados caso o Supremo Tribunal Federal (STF) não acolha a Ação de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que definiu um novo piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem de R$ 4.750.
fonte: O Globo
O Ministério da Saúde prepara a criação de uma espécie de portal da transparência para que empresas farmacêuticas divulguem pagamentos e benefícios superiores a R$ 20 mil para médicos e associações. O objetivo é dar maior publicidade na relação entre profissionais da área e fabricantes, expondo aos pacientes eventuais conflitos de interesse na prescrição de produtos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
O Projeto de Lei 4272/21 cria o Sistema Nacional de Acompanhamento da Pessoa com Suspeita ou Diagnóstico de Câncer. O objetivo é realizar a busca ativa de novos casos e auxiliar os pacientes durante o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O texto em tramitação na Câmara dos Deputados foi elaborado por um grupo de trabalho da Comissão de Seguridade Social e Família que debateu a situação das políticas de combate ao câncer no Brasil.… SAIBA MAIS
fonte: Valor Econômico
A Justiça de São Paulo tem assegurado a cobertura pelos planos de saúde de tratamentos e procedimentos não listados no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), apesar de haver julgamento contrário do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Juízes e desembargadores entendem que os pedidos se enquadrariam nas exceções estabelecidas pelos ministros.… SAIBA MAIS
fonte: O Globo
Por Carlos Gadelha, José Gomes Temporão, Gastão Wagner de Sousa Campos, Francisco Funcia e Rosana Onocko-Campos*
Volta e meia, ideólogos do neoliberalismo requentam a vilanização do gasto público em saúde. Entre argumentos que vão de uma mítica e inata eficiência empresarial a cenários de um crescimento exponencial dos gastos e que não questionam as causas das mudanças do perfil sócio-epidemiológico do Brasil, o objetivo é sempre o mesmo: repetir que o SUS, nosso Sistema Único de Saúde, é ineficiente e que o gasto público tem de ser domado e drenado pelo setor privado.
Não perca o prazo!
A XXI SBAD conta com valores diferenciados da taxa de inscrição até o dia 1º de setembro, quinta-feira. Associado quite da SOBED paga R$ 950. Após a data, o valor para esta categoria passa para R$ 1.150.
A Semana Brasileira do Aparelho Digestivo ocorrerá de 1º a 4 de dezembro, em Florianópolis, Santa Catarina.… SAIBA MAIS

…